Chegou a hora de CATALOGAR aqui o processo de criação de uma tirinha haha Sempre recebo algumas perguntas no insta e no face sobre o que acontece nos batidores. Então VEM COMIGO!

As ferramentas usadas para criação

  1. As tirinhas são criadas 100% no computador, pois ao contrário do que muita gente pensa, não existe papel ou esboço no processo. 
  2. A tablet (ou mesa digitalizadora) da marca WACOM – clique aqui – possui uma caneta que facilita muito ilustração. Geralmente uso o mesmo desenho como base e vou alterando as expressões, não desenho a personagem do zero… a não ser que ela tenha outras características. Isso ajuda a manter um padrão, o que pra mim é ótimo para que as pessoas gravem e reconheçam a personagem.
  3. O software que eu uso é o Illustrator, também da família Adobe e irmão do Photoshop.

Obs.: A diferença entre os dois é que o Photoshop trabalha com pixels, que são aqueles quadradinhos que aparecem quando a gente aumenta a imagem, ou seja, tem um limite de tamanho. E o Illustrator é vetor, que gera um tipo de imagem que tem dimensão infinita, ou seja, você pode aumentar o quanto quiser que ela nunca vai ficar “pixelada” justamente porque ñ contém pixels! Para saber mais, clique aqui.

Como organizo as ideias?

A pergunta poderia ser “de onde vem as ideias ou inspiração”, mas cara, elas vem de qualquer lugar. Não existe um livro, uma fonte, método ou algo que eu consulto haha Eu posso estar andando na rua, tomando banho, quase dormindo e uma ideia PLIM, APARECE! O que existe, na verdade, é um processo de simplificação de uma ideia para que ela vire uma tirinha.

Então, pra explicar como é isso, resolvi buscar nos meus arquivos exemplos que passassem TODO esse raciocínio.

Processo de criação: Tirinha Coração de pedra

Revidemos, mas com amor 💛 . . . #amor #girlsartistgang

A post shared by Dilemas da Ivana 🍌 (@dilemasdaivana) on

De onde veio a ideia: do meu processo na TERAPIA, onde percebi que sendo mais humilde, as pessoas se aproximariam mais de mim, curando meu coração tão exigente e rígido. Haha Sim, essa tirinha é bem autoral…  porque nem tudo que eu posto ali aconteceu comigo né xenteeeemmm

Mensagem desejada: Eu não sou mais forte por não deixar as pessoas se aproximarem de mim e nem menos por mostrar meu lado frágil. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, você pode ser sensível, pode demonstrar sentimentos e SER FORTE ao mesmo tempo. E quando vierem com ódio, você devolve amor.

Resumindo isso numa tirinha:  A estratégia aqui foi usar analogias, objetos que passem esse sentimento, que ilustrem isso sem você precisar contar toda história. Como uma flor sendo regada diariamente, por exemplo… e no caso, eu amo a imagem do regador haha foi uma ótima desculpa pra usá-lo hahaha

No começo pensei em fazer a tirinha só com o processo do regador e do coração, mas além de ficar muito conceitual, achei que a reação da personagem em conjunto traria mais identificação e entendimento do público.

Decidido a presença da personagem, queria que ela fosse clean, com pouquíssimos diálogos, então, tinha que buscar algo que fosse bem literal pra demonstrar o sentimento… fui pro Google e digitei: CORAÇÃO DE PEDRA e REGADOR... sim, GENTE. hahaha

hahahahaha REALIDADES NÉ

Coração e regador escolhidos, MÃOS A OBRA!

Qual opção escolher: Ajuda MASCULINA ou AUTO-ajuda? (imagem abaixo) Nessa hora geralmente peço ajuda pra alguém, pois além de verificar o entendimento da ideia que quero passar, pergunto qual opção fica melhor. Enviei pra uma amiga que trabalhou com Internet por bastante tempo pedindo opinião (Thanks, Marcelle!) e ela disse que a opção FEMININA abre um leque de interpretações, o que nesse caso é bom, porque interfere diretamente na interação dos seguidores.

Essa tirinha tem: mensagem, fofura e engajamento. Fecha um ciclo e tem grandes chances de responder bem. Além disso, abre espaço pra COMPARTILHAMENTO e COMENTÁRIOS, além dos likes.
Caso você não saiba, o Facebook só entrega o conteúdo pra 1% dos seus seguidores, se eu quiser mais, tenho que pagar! Ou seja, eu preciso SER MAIS ESPERTA que a máquina 😀 haha É minha estratégia VERSUS os algorítimos das redes sociais… É meu dever ser mais malandra que eles, esse é o meu trabalho e desafio diário. #CHUPAZUCK hahaha

E os comentários aumentam MUITO o alcance, por isso que as marcas ficam falando para vocês: MARQUE SEU AMIGO AQUI ou QUAL DELES É VOCÊ hahaha ñ é porque elas são legais, tá? É porque elas querem alcance, gente! Sorry! 🙁 hahaha 

Não podemos ser ingênuos em achar que a tirinha não tem que responder com likes ou que não posso usar estratégia nela, claro que posso! E não só posso, como devo 😈 Pois usando esse raciocínio aproximo a tirinha de mais pessoas, torno ela mais acessível… e veja só, sem perder a essência. Não usar isso é jogar fora essa ferramenta maravilhosa que a modernidade trouxe pros artistas: feedback instantâneo.

Mas tirando essa parte estratégica, a tirinha é cheia de camadas. As emoções da personagem, a analogia usada, storytelling, humor,  os 4 tempos que me ajudam muito na conclusão da ideia e a arte em si. Aplico bastante o design nas tirinhas também porque antes das pessoas lerem, elas precisam se encantar com o desenho por si só, pra aí sim, ganhar os 5 segundos da atenção delas.

Isso é usado em todo tipo conteúdo de conteúdo, não só no humor… A chamada é aquela primeira linha de texto ou imagem que prende a atenção do leitor; a reação liga o começo com o fim e dá o tempo certo pra piada; a deixa que antecede o punchline (clique aqui para entender o que é) prepara o público pra piada e era a função do Dedé nos Trapalhões, por exemplo haha Ele tava ali só para levantar a bola pro Didi soltar a frase de impacto (punchline) no final. 

RESULTADOS PRO MUNDO

A imagem abaixo é fornecida através da Fan page no Facebook, nela podemos ver todas as reações e alcance que a tirinha obteve na rede. Lembra do 1% que eu falei? Essa tirinha conseguiu bater os 100%! Teve um bom rendimento  🙂 

Missão cumprida!

Mensagem – CHECK
Visual – CHECK
Compartilhamentos/Comentários – CHECK
Alcance – CHECK

Tirinhas que conseguem cumprir com todos esses requisitos são bem difíceis de fazer, como vocês puderam perceber nesse post. Crio 10 pra “acertar” 1. É uma loteria, já apostei alto em tirinhas que ñ deram nada e já apostei nada em tirinhas que viralizaram. Mas fico muito feliz quando consigo englobar todos esses conhecimentos no conteúdo  😛 deixando ele cheio de camadas e bem completinho hehe 

E para o que eu uso esses números e por que eles são tão importantes? Pra isso daqui ó clique aqui

RESULTADOS PRA MIM ♥

O fato que independente dos números e toda essa história de performance, sempre tento fazer uma mensagem doce, real ou que faça as pessoas refletirem sobre algum sentimento. Por mais que a tirinha tenha sido feita num momento triste, com lágrimas pingando no teclado, o resultado é fofo… NÃO ME PERGUNTEM PORQUÊ, APENAS SOU ASSIM… pra isso ñ existe estratégia haha Acho que é porque talvez acredito que há beleza no dia-a-dia, no pijama fedido, no moletom velho, na louça suja… <3


O objetivo maior é confortar e mostrar
que estamos todos juntos nessa 🙂
ISSO SE CHAMA: IDENTIFICAÇão



E aí, o que achou dessa análise? Você imaginava que era assim? Tem dúvidas? Deixe aqui nos comentários.  😆 

10 Comments

  1. Posso mandar uma “historinha ” e vc me faz uma tirinha. Pleaseeee… Diz que sim!!!! ♡♡ Jo

  2. Amei!!!!!!! Obrigada por compartilhar de um jeito tão detalhado

  3. Ivana! Amo suas tirinhas! Te acompanho há um tempão no fb e mais recentemente pelo ig. Adoro seus stories!!! Sua energia é maravis! Acho muito legal conhecer as pessoas que estão por trás dos trabalhos da internet e seu trabalho é incrível. Leio sempre seu blog tb!!
    Parabéns pelo trabalho!

  4. Gente, que lindo! Amei o post e o detalhamento do processo. Parabéns! <3

  5. Gente, e esse super-detalhamento-amor?! Você é demais, que ilustradora/designer foda!!!!!
    Beijos e tô em falta por aqui, mas voltei!

  6. Tb produzo tiras e fiquei encantada com este post. Cheguei aqui através do grupo no Face Talves seja isso. Parabéns pelo excelente trabalho!

Write A Comment