Seguindo as comemorações de um ano de México (leia aqui), a Melissa, dona proprietária diva do Blog Viviendo en el México Mágico e eu, juntamos nossas forças pra fazer esse guia ilustrado de comidas mexicanas pra ajudar essa brasileirada tudo que ñ entende nada quando chega aqui!

Mas falando sério, decidimos fazer esse post porque foi um tanto quanto sofrido entender a culinária mexicana… Isso que esse é a parte 1, começamos pelos “fáceis” e comuns. Se é complicado pra quem vive aqui, imagina quando vem visita?  Vissshhhh hahaha Corta pra cena você traduzindo e tentando explicar o cardápio inteiro… Já pedi muita coisa sem ter ideia do que era ahahaha

E espertinha reciclativa que sou, aproveitei que fiz curso de Aquarela aqui no México e resolvi aplicar nesse post  🙂  É meu primeiro projetinho, xenteeee! Vou melhorarando a cada tentativa. (Obrigada Luiza pela ajuda!)

Ah! Antes de começar…


Três dicas: 1. SEMPRE, eu disse SEMPRE experimente um pouquinho dos molhos antes de pôr em qualquer comida. 2. Pode comer quase todos esses exemplos com a mão mesmo, e 3. Pode colocar limão em tudo, inclusive em sopa.


Então, apertem os cintos e vem com a gente
nessa pequena viagem pela culinária mexicana ♥

Tacos: O taco é uma preparação mexicana que consiste em uma tortilla (geralmente de milho, mas também pode ser feita a partir de farinha de trigo) contendo um alimento em cima. Tem “Al pastor” (exemplo acima, que é uma delícia), de canasta, de bisteca, de chorizo... ah, uma infinidade de opções. Tem em TO-DA esquina.

Aquele taco durinho que a gente vê na Internet, é texmex, tá? É bem estilo americano Taco Bell haha Porque o daqui a tortilla é molinha mesmo! E outra coisa: a maioria dessas comidas ñ são picantes, quer dizer, é você que escolhe a quantidade de “salsa” – molho que quer colocar por cima.

Quesadilhas: A quesadilla é a tortilla, geralmente de milho – mas às vezes é feita com uma tortilla de trigo, que é recheada com queijo e depois é grelhada. Uma quesadilla completa envolve duas tortillas preenchidas com queijo e empilhado em cima uns dos outros. Mas a mais comum se apresenta como uma única tortilla recheada com queijo e dobradas em forma de meia-lua. Ou seja, TEM QUE TER QUEIJO pra ser quesadilla.

Rola também uma piadjenha entre os mexis que a quesadilla é tudo menos quesadilla, porque cada lugar que você vai, ela leva algo diferente dentro… haha

Sopes: Os sopes são feitos com  tortillas de milho grossas, fritas, com uma bordinha que evita que o recheio escape. São de vários sabores, tais como feijão, frango, carne de porco, iscas de carne, torresmo e são adicionados queijo, vegetais e chutney com variações regionais.

Obs: Confesso que aprendi o que era sope nesse post com a Melissa hahaha Eu passei um ano achando que sope era sopa  😛 

Gorditas: (amo esse nome!) Gorditas são feitas farinha de milho frita ou assadas, recheadas com carne de porco, feijão ou outros ingredientes (dependendo da área geográfica).

As gorditas são chamadas assim porque ao preparar-las, você usa uma tortilla mais espessa (grossa) do que o normal, e se parecem um “sanduíche de tortilla”.

Um recheio bem típico de gordita é com CHICHARRÓN – aaaamo esse nome também haha se pronuncia: TCHI-TCHÁ-RRÓN hahahaha Se parece muito com o torresmo que temos no Brasil, mas mais fininho e leve.

Burrito: São tortillas de farinha enroladas de forma cilíndrica e recheadas com carne assada e feijão (frijoles refritos – que é tipo feijão esmagado assim).

Esse é bem conhecido já! Mas confesso que não vejo taaaanto assim pra vender, achei que seria muito mais comum. E os que comi eram gigantes, mais achatados e com o recheio totalmente diferente daquele que comemos no Brasil.

Flautas: Flautas consistem de uma tortilla de milho de qualquer tamanho enrolada (dando a impressão do formato de flauta), fritas e crocantes,  recheadas com diferentes ingredientes, frango ou carne, principalmente desfiado, também recheado com queijo ou batatas. É servido com salsa verde (molho verde), guacamole e sour cream (creme azedo).

É muito bom! Acho que tá no meu TOP 3 de comidas preferidas… Podem provar sem medo ♥ A galera na rua come com a mão merrrrmo, é mais prático  😛 

Tostadas: Tostadas são tortillas de milho crocantes, seja por secagem natural ou fritas.

Pode ser preparada de várias maneiras, porque cada um pode fazer ao seu próprio gosto. São servidas com outros ingredientes em cima dependendo do lugar ou estilo, como: frutos do mar, peixe, feijão, guacamole, frango, alface, tomate, queijo, creme de leite e salsa, entre outros.

AMO AMO AMO AMO AMO AMO, se joguem nas tostadas! ♥

Huarache: Tem esse nome porque seu formato se assemelha muito com as sandálias que os índios usavam. A massa é com farinha de milho mais grossa. Seu recheio geralmente leva o feijão (“refrito” que eles chamam, tipo esmagadinho) e de carne vem com carne de bisteca de porco, costela, ovo frito, os molhos de pimenta a sua escolha e milho por cima.

Sua origem é na Cidade do México, tem muito pelas ruas daqui! Por isso que quando comentei com a Melissa sobre, ela ñ conhecia porque ela mora em San Luis Potosi, outro estado 🙂

E é isso, finalizamos aqui essa primeira etapa, curtiram? Ficou muuuuita coisa de fora, mas escolhemos os mais comuns de se encontrar por aí. Aguardem os próximos.. uhuuuu!


Então sigam a Melissa nas redes sociais porque a beecha já virou esse México de ponta cabeça:
. Blog Viviendo en el México Mágico
. Fan page
. Instagram

Obs.: os Mexicanos sabem diferenciar minuciosamente cada um desses pratos, aqui a gente deu uma resumida pra ficar mais fácil de entender. Por favor, nos perdoem se cometemos algum erro 🙁 haha

10 Comments

  1. Quesadilla é realmente tudo “menos” quesadilla😂 Aqui em Jampa tem o mexicando e essa paradinha ai com um molho de pimenta adocicada é tão bom, que dá vontade de chorar😢. Ansiosa pela parte II😆 e amei as ilustras 😍

    • Obrigada Jéssica! Siiiim, tem uns molhos apimentados por aqui meio agridoce, alguns defumados.. que mesmo apimentados são super saborosos.. fiquei de cara! Em breve lançamos a parte II! Beijos e obrigada!

  2. Gente, e comida vegetariana no México, rola? Em outubro tô indo praí e vou ficar quase um mês, mas tô preocupada porque sou vegetariana e acho que vou sofrer pra encontrar comida sem carne 🙁 Por favorzinho, falem mais sobre isso também <3

    • Depende. Se é uma cidade grande (Ciudad de México, Monterrey, Guadalajara) há muitas lojas/lanchonetes com comida vegetariana. Cidades que nao sao turísticas vai ser um poquinho dificil.

  3. Pingback: Links da Semana #16 – Indice Feminino

  4. A única coisa com a qual não me conformo na comida mexicana é que o feijão “refrito” não é frito. Sempre imagino uns grãozinhos de feijão fritinhos

    • Nós dizemos que é frito pois voce precisa de “manteca de puerco” para “freir” o feijao

Write A Comment